12 de set. de 2011

Ser Soldado

... é estar presente na História do Brasil. É ser o construtor dessa História, consolidando a independência, proclamando a República, lutando pela liberdade e democracia, desbravando o interior, guarnecendo as fronteiras.

... é ter um passado de História e revestido de grandeza. É ter operado o milagre de um Brasil uno e indivisível. É ter lutado contra os agressores externos, tratando-os com respeito, honra e dignidade, nunca com injustiça e menosprezo. É ser um cidadão de bem.

... é percorrer cada pedaço deste país-continente. É conhecer suas riquezas e pobrezas, seus mares e rios. É conhecer a caatinga e a floresta, a montanha e o pantanal, os sertões e as fronteiras.

... é conhecer as belezas deste imenso Brasil, como os rios, as praias, os coqueirais, a caatinga, as montanhas, os vales, os seringais, as florestas, os mares.

... é ter por este país uma paixão infinita, um amor que não acaba, um orgulho que não se mede, um sentimento que não se acaba.

... é ser como você. Ter dentro de si um jardim florido com os valores que o quartel lhe ensinou e que você aprendeu para sempre. É ter patriotismo na alma e bondade no coração.

... é ficar de sentinela nas noites frias de inverno, tendo como companhia o silêncio das estrelas, a sonolência da lua, a escuridão da noite, o pisca-pisca dos pirilampos.

... é ficar sozinho em sua guarita, atento e vigilante, ouvindo o uivo do vento nas palmeiras e nas ramagens. É ouvir o barulho da chuva que cai sobre os campos e sobre a mata. É ver no ceu distante o sol ardente que queima a sua pele.

... é sentir em sua pele o frio cortante das madrugadas. É estar em sua guarita e ver o orvalho das manhãs cintilar aos raios brilhantes do sol. É cumprir o seu dever de corpo e alma.

... é acordar com a alvorada e ver o dia despertar. É interromper o descanso da noite e ir para o quartel, com a alma em festa, para iniciar um novo dia, com a mesma vibração do dia anterior.

... é ter um olhar firme na imensidão do Brasil, cuja soberania jurou defender. É fazer-se presente em todo o país, não importando se este pedaço do Brasil esteja longe ou perto, se oferece conforto ou não. Seu compromisso é com a Pátria, sua luta é pela Paz.

... é levar esperança aos que perderam a fé, sonhos aos que deixaram de acreditar, apoio aos que vivem abandonados, solidariedade aos que estão desassistidos.

... é ter saudade do tempo que não volta mais, como os clarins, as alvoradas, os silêncios, os cantos, as marchas, os desfiles. É ter saudade até mesmo dos coturnos empoeirados.

... é ter orgulho de seu uniforme e honrá-lo. É não aceitar ofensas gratuitas, partam de onde partir. É exercer a liderança que lhe foi ensinada e defender a Instituição, com altivez e dignidade, mesmo que isto lhe custe o cargo.

... é ser como você. Ter entusiasmo e patriotismo, na mesma dimensão da vida. Não calar-se diante de agressões. Ter coragem para defender, com disciplina e firmeza, os valores e os interesses da Instituição. Não permitir que ela seja denegrida.

Ser soldado é nunca desistir de ser soldado, como as flores nunca desistem de ser flores, os rios não desistem de ser rios, a virtude nunca desiste de ser virtude.

... é cumprir o dever com alegria. É fazer coisas simples, mas com vibração e entusiasmo. É ser feliz. É fazer o que muitas pessoas não sabem fazer: amar o Brasil e ser honesto.

... é querer que o sol brilhe em todo o Brasil e não apenas em alguns lugares; é querer que a democracia seja verdadeira para todos e não apenas para alguns; é querer que a corrupção seja combatida sem piedade no país.

... é não ter ódio de ninguém, mesmo quando sofre revanchismo disfarçado; é cumprir a missão, mesmo diante das pequenas moedas que o governo lhe paga; é ser amigo de todas as pessoas. É ter Deus na alma e no coração.

"Quando a esperança perde a esperança e procura refúgio em algum lugar onde resta esperança, esse lugar é o coração de um soldado".